Inteligência Artificial: aliada da Radiologia

Por:
SRB

A Inteligência Artificial (IA) funciona como uma aliada para a radiologia e vem cada vez ganhando mais espaço dentro da área da medicina. Muitos podem acreditar que o objetivo do uso desta técnica avançada é provocar a substituição do homem pela máquina. Entretanto, esta ferramenta pode ser aplicada de forma benéfica, como parte da rotina do radiologista.

A radiologia pode se beneficiar muito com o apoio da Inteligência Artificial. Afinal, ela torna o trabalho do médico mais rápido e eficiente para chegar a diagnósticos mais precisos. E este é um fator que influencia positivamente no andamento do tratamento do paciente. Atualmente, existem duas abordagens no uso da IA nesta área: a análise pré-radiologista e a segmentação automática.

Análise pré-radiologista

Na análise pré-radiologista, a máquina analisa o exame antes do médico com o objetivo definir prioridades levando em consideração a gravidade do caso e da saúde do paciente.

Segmentação automática

Já na segmentação automática, máquina e radiologista trabalham juntos. Porém, aqui o hardware fica responsável por fazer uma análise quantitativa da imagem, enquanto o médico a analisa qualitativamente utilizando os dados reunidos pelo hardware.

Em ambas abordagens, o objetivo é unir forças, e assim, aprimorar o resultado final do laudo. É importante entender que o uso da inteligência artificial é feito em conjunto com a expertise do médico radiologista, que sempre detém a palavra final sobre o laudo.

Descubra também como a Inteligência artificial pode te ajudar em nosso artigo publicado anteriormente!

Compartilhe este post:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais
Conteúdos

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.